Na fase de troca da dentição decídua (dentes de leite) para a permanente, é fundamental que se tenha espaço suficiente nas arcadas dentárias para a correta irrupção dos dentes permanentes.
Caso contrário, são grandes as chances de algum dente irrupcionar (“nascer”) fora da posição ou até mesmo permanecer retido (preso dentro do osso).
Vamos acompanhar alguns exemplos:
Nesse caso, paciente de 8 anos de idade apresentava espaço insuficiente para a irrupção do incisivo lateral superior esquerdo (foto 1, seta verde) e o incisivo lateral inferior direito (foto 2, seta branca) irrupcionou totalmente fora da arcada, sem espaço algum para trazê-lo para o local correto (foto 1 e 2, seta preta).
Na tentativa de se evitar extração dentária, adotou-se protocolo de expansão, inicialmente com aparelho ortopédico fixo superior e removível inferior e, logo em seguida, com aparelho fixo autoligado.
Primeiramente trabalhamos ganho de espaço para o incisivo lateral inferior (foto 3, seta branca) e também para o superior (foto 3, seta verde).
Posicionado o inferior corretamente na arcada, agora nota-se falta espaço para o canino inferior direito (seta azul).
.
Nessa nova fase do tratamento, estamos trabalhando o espaço para o canino inferior (foto 4, seta azul), com incisivo lateral inferior corretamente posicionado na arcada (foto 4 e 5, seta branca).
Enquanto isso, incisivo lateral superior (foto 5, seta verde) começa a aparecer.