Segundo o dicionário Michaelis, estética pode ser definida filosoficamente como “ciência das faculdades sensitivas que consiste na apreensão da beleza e das formas artísticas”. Coloquialmente, pode-se defini-la como aparência ou beleza física.
Muitas pessoas hoje em dia buscam melhorar sua aparência física, alcançar padrões de beleza que são estabelecidos cultural e socialmente. Nesse contexto, a estética facial – principalmente a do sorriso – tem grande importância. Estar (e se sentir) mais bonito tem grande importância para as relações humanas e também para elevar a autoestima.
Exatamente por isso, muitos pacientes nos procuram no consultório com objetivo de corrigir dentes que estão mal posicionados, querendo um sorriso mais alinhado. Mas, em contrapartida, existe uma certa resistência (principalmente dos adultos) quanto ao uso dos já conhecidos aparelhos fixos.
Para esses casos, uma excelente opção de tratamento é através dos alinhadores ortodônticos transparentes. São aparelhos removíveis, praticamente imperceptíveis e que são removidos para a alimentação e higienização.
Existem vários sistemas de alinhadores disponíveis hoje no mercado, mas sua aplicação começou a ser amplamente difundida a partir do final da década de 1990, com o surgimento do Invisalign (Align Technology). Tecnologicamente houve importante evolução e uma grande variedade de casos (desde os mais simples até os mais complexos) pode ser resolvida com alinhadores.
Vantagens no uso dos alinhadores invisíveis:
- São praticamente imperceptíveis, não prejudicando a estética durante o uso;
- Não afetam a fala;
- Fácil adaptação;
- Como são removidos para a higienização, o uso do fio dental e escovação continuam da mesma forma, diminuindo as chances de ocorrência de gengivite e/ou cáries;
- Outros procedimentos odontológicos podem ser realizados sem maiores dificuldades.
Porém, apesar de todas essas facilidades, existe um ponto muito importante: os alinhadores devem ser utilizados por pelo menos 22 horas por dia, podendo ser removidos apenas para alimentação e higienização. Caso contrário, não se alcançarão os resultados planejados. Se não houver colaboração e disciplina, está contra-indicado seu uso.