Com o passar do tempo, é muito comum que nossos dentes sofram alterações na sua coloração, podendo impactar negativamente na estética dentária e facial. Fatores como o próprio envelhecimento, traumatismo dental, tabagismo, corantes alimentares (café, chá, refrigerantes, sucos de coloração intensa), dentre outros, contribuem para intensificar esse fenômeno.
Uma técnica muito utilizada para reverter tal quadro é o clareamento (branqueamento) dental. Consiste na aplicação de um gel sobre a superfície dentária e que removerá todos os pigmentos extrínsecos adquiridos ao longo dos anos.
Esse gel poderá ser aplicado durante sessões clínicas no consultório, em casa (clareamento doméstico supervisionado) – geralmente enquanto o paciente dorme – ou então de forma mista (tanto no consultório como em casa). Independente da forma de tratamento escolhida, o resultado final será o mesmo.
O tempo de tratamento dependerá diretamente da intensidade da coloração inicial. Durante o clareamento, é aconselhável não fumar e também evitar a ingestão de corantes. Chegando-se ao resultado final, o polimento coronário dará mais brilho e vivacidade à superfície dentária!
É um procedimento muito seguro e que não provoca nenhum prejuízo ao esmalte dentário, ou seja, o dente não é danificado ou fica “mais fraco”. Para que possamos iniciá-lo, é imprescindível que tanto os dentes como os tecidos gengivais estejam saudáveis, sem cáries e/ou inflamações gengivais.
Em pacientes que utilizam aparelhos fixos convencionais, será necessário o término do tratamento e remoção do aparelho para que seja possível realizar o tratamento. Já aqueles que estão com aparelho lingual e/ou tratamento com alinhadores transparentes (Invisalign), o clareamento dental poderá ser feito concomitantemente ao tratamento ortodôntico!